Como lavar o biquíni corretamente

Manter seu biquíni em ótimo estado pode parecer um desafio, mas com os cuidados certos, você pode prolongar a vida útil dessa peça essencial do seu guarda-roupa de verão. Muitas pessoas não se dão conta de que a forma como lavamos nossos biquínis impacta diretamente na durabilidade e aparência do tecido.

Nesta matéria, vamos compartilhar dicas práticas e eficazes sobre como lavar o biquíni corretamente, preservando suas cores vibrantes e a elasticidade do material. Desde a remoção de resíduos de cloro e sal até as técnicas de secagem adequadas, descubra como cuidar do seu biquíni para que ele esteja sempre pronto para a próxima aventura à beira-mar ou na piscina.

Como lavar o biquíni

Vamos dar uma olhadinha nas dicas que separamos para você sobre como lavar o biquíni e aumentar sua durabilidade, afinal, a água do mar e o contato direto com o cloro podem sim acelerar o desgaste do produto, reduzindo sua vitalidade.

Assim, o primeiro passo para iniciar os cuidados é ter ciência disso. Agora, vamos aprender o que fazer para garantir estes cuidados.

O que faz o biquíni estragar

Afinal de contas, o que é que faz o biquíni se deteriorar? Quais são as práticas não recomendadas que aceleram sua degradação?

1. Cloro

A exposição prolongada com o cloro presente nas piscinas pode causar o desbotamento das cores e também enfraquecer as fibras do próprio tecido.

2. Água salgada

O biquíni foi feito para estar em contato com a água salgada, mas quando não cuidamos das peças adequadamente ela acelera essa degradação.

3. Protetor solar e óleos corporais

Os produtos químicos presentes em óleos e protetores também podem afetar a tonalidade dos biquínis, causar manchas e enfraquecer as fibras.

4. Calor excessivo

Alguns produtos podem sofrer danos ao serem expostos à alta temperatura, como no ferro de passar ou em secadoras automáticas. Assim, faz-se necessário verificar a etiqueta do produto para confirmar se é ou não viável secar nestas condições.

5. Máquina de lavar

Quando for usar a máquina de lavar para enxaguar seu biquíni, lembre-se de coloca-lo em um saco adequado para peças delicadas ou em um ciclo conveniente a esse tipo de roupa, caso contrário poderá esticar, desfiar e deformar o biquíni.

6. Alvejantes e detergentes

É o mesmo princípio dos óleos e protetores: a presença de agentes químicos e solventes agridem o tecido e enfraquecem as fibras, causando seu desgaste.

7. Esfregar e torcer

A fricção também desgasta o produto, atingindo suas cores e também a resistência das fibras do tecido. Com o tempo perdem suas propriedades, como é o caso da elasticidade.

8. Guardar molhado

Essa prática também não é recomendada. Lavar o biquíni no chuveiro e deixá-lo úmido para o próximo dia pode acarretar na aparição de mofos e bactérias, além de agredir o tecido quando feito de forma rotineira.

Deixar a roupa úmida em contato com outras peças também pode acarretar em manchas e troca de cores.

Como lavar o biquíni corretamente

Sempre enxágue o biquíni em água corrente após o uso

Essa dica vale especialmente para aqueles momentos pós-praia ou piscina em que não vamos lavar as peças imediatamente. Para evitar que fiquem guardadas com resíduos de sal ou cloro, se possível, enxágue-as antes.

Lave o biquíni à mão

Ao invés de usar a máquina, dê preferência para lavar esse tipo de roupa à mão, sem usar fricção ou esfregá-los sobre superfícies ásperas.

Use sabão neutro

O uso de sabão neutro evita problemas com produtos químicos que podem agredir e deteriorar a fibra do tecido com o passar do tempo, aumentando bastante sua longevidade.

Guarde o biquíni sempre seco

Seque preferencialmente a sombra, evitando a exposição do produto a sol ou altas temperaturas.

Use protetores a base de água

Protetores a base de água evitam manchas e aumentam a vida-útil do biquíni. Outra dica super válida é aplicar esses produtos antes de vestir o traje de banho.

Pague com
  • proxy-paghiper-v1
Selos
  • Site Seguro

INDÚSTRIA DE CONFECÇOES AMAR EIRELI - CNPJ: 31.950.179/0001-71 © Todos os direitos reservados. 2024

Veja mais